2 de jan. de 2009

Quanto vale um start-up? Quanto vale um prêmio Nobel?

Ao olhar o site da The Economist hoje, me prendeu a atenção a chamada para um dos blogs, que dizia: "The value of a Nobel Prize. It's more than you think". O post no blog mostra que as empresas start-ups de biotecnologia, quando avaliadas pelo mercado em função de um IPO, tinham um aumento da ordem de 30 milhões de dólares pelo fato de ter um cientista ganhador de um prêmio Nobel como um de seus quadros. 
Resolvi dar uma olhada no artigo original publicado na NBER  sobre o qual o post foi elaborado e, apesar de ter lido bem superficialmente, deu para ver que as coisas não são apenas como relatado no post.  
Um ponto que é de grande interesse do LABINOVE é a questão de como realizar o valuation de uma start-up, questão essa que vem tomando várias formas e discussões bastante interessantes tanto nas vertentes mais ligadas às discussões de capital intelectual, ativos intangíveis etc. quanto nas vertentes mais financeiras, com as inúmeras críticas as ferramentas "tradicionais" como fluxos de caixa descontados e a crescente utilização de técnicas com base em opções reais, simulações, métodos de scoring etc.. É essa a questão central do artigo que avalia diversas empresas de biotecnologia em duas janelas de tempo e mostra que para indústrias novas, nas quais não existem disponíveis séries temporáis com informações que possam apoiar a identificação dos fatores que efetivamente contribuem para o valor da empresa, mecanismos que permitam sinalizar este valor são fortemente considerados pelo mercado. Neste artigo eles desenvolvem um modelo econométrico em que mostram como no primeiro período de tempo a sinalização de ter um ganhador do prêmio Nobel ligado à empresa gerava um aumento da percepção de valor e que este aumento não era totalmente apropriado por este cientísta, ou seja, era algo que gerava um saldo bastante positivo para para a empresa. Outro ponto a se notar é que a medida que a indústria evoluiu, o mercado passou a não mais perceber tanto valor neste fato, ou seja, o dinamismo da indústria e o aprendizado interferem diretamente em como os diferentes fatores são incorporados na valoração do start-up.
Vale a pena uma olhada mais detalhada no artigo, não apenas se prendendo nas perguntas de pesquisa que os autores se propõem a discutir mas na forma de pesquisa realizada, pois isso é um tema que temos que avançar bastante aqui no Brasil.

Até a próxima!

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