30 de mar. de 2009

Este vídeo me foi enviado por e-mail pelo Pedro, @pedroteixeira, um dos sócios da Intelie. O áudio no início não está muito bom, mas depois melhora.
Algumas idéias são muito importantes. A primeira é a do "FUCK THE REAL WORLD", ou seja, o mundo está cheio de pessimistas que o tempo todo vão te falar que no "mundo real" a sua idéia não é viável, que ninguem se interessará por isso etc.. Esta será exatamente a diferença entre você e essas pessoas que vão passar a vida toda sem realizar nada realmente inovador. Isso me lembra uma frase que eu adorei mas não lembro mais onde li e nem de quem é..

"Devil advocates are abundant. Problem solvers are scarce."

A segunda grande lição é que a idéia, o plano de negócio, o roadmap e todos estes instrumentos iniciais não são NADA perto da EXECUÇÃO. A persistência e capacidade de adptação é que vão determinar o sucesso do seu negócio. Não existe caminho fácil, existe SIM é muito esforço e trabalho por trás de um empreendimento de sucesso!


David Heinemeier Hansson - FOWA Dublin 2009 from Carsonified on Vimeo.

Eu gostei bastante do vídeo!

Até a próxima!

21 de mar. de 2009

Isto é empreendedorismo!

Vou me permitir um post um pouco mais descontraído, até porque essa é uma linha que quero passar a seguir aqui no labINOVE.
Recebi a foto abaixo em um e-mail enviado pelo Armindo e achei simplesmente genial. Vou passar a adotar isso em palestras sobre empreendedorismo... isso é que é exemplo de identificar uma oportunidade e efetivamente se aproveitar disso. A imagem é auto-explicativa, mas... o brilhante empreendedor colocou uma barraquinha sobre um ralo e cobrou R$0,50 pelo xixi. Reparem a fila que se formou!!


Até a próxima!

19 de mar. de 2009

Twitter e modelos de negócio

Artigo interessante sobre a lógica de modelo de negócios de primeiro criar uma rede de usuários muito grande e depois pensar em como monetizar o negócio. O foco da discussão está, obviamente no twitter, o fenômeno da vez, mas vale para casos de aquisições como o youtube. O link leva a reportagem no New York Times e não esqueçam de olhar os comentários. Ainda nesta mesma discussão, ontem li também algumas coisas (neste ponto o iPhone mudou minha vida. Não existe mais tempo inútil com a quantidade de feeds rss e tweets que eu recebo) que passam por esta mesma discussão. A primeira é a entrevista do Chris Anderson (Editor-in-Chief da Wired) pelo Guy Kawasaki (Venture Captalist, que tenho acompanhado no twitter) na palestra de fechamento do SXSWi'09. Muito interessantes as perguntas feitas pelo Guy e um pouco frouxas as respostas do Chris, mas é uma ótima leitura. O smartblog publicou parte da entrevista e o guardian publicou outra parte, vale a pena a leitura.

Ultimamente nenho postado com menor frequência aqui no labINOVE, mas para quem já é usuário, pode acompanhar meus tweets em www.twitter.com/rafclem.

Até a próxima!

9 de mar. de 2009

Droga para se tornar empreendedor ?

Hoje recebi uma mensagem via twitter que me chamou muita atenção. Diga-se de passagem o twitter já merece há algum tempo um post aqui no labINOVE, mas isso vai ficar para depois (enquanto isso para quem quiser saber o que ando postando lá é só seguir).
Pesquisadores estão trabalhando em uma droga que aumente a sua capacidade cognitiva e sua propensão a tomar riscos ao tomar decisões, características que são muito peculiares aos empreendedores.
Impressionante, não?

Reproduzo a matéria da CNNMoney.com a seguir, mas quem quiser ir no link original, é só clicar.

Brain-boosting drugs: 'Entrepreneur' pill
Better business ... through chemistry?

By Jessica Bruder
Last Updated: March 5, 2009: 4:35 PM ET


(Fortune Small Business) -- So you want to be an entrepreneur? Today the first step is a solid business plan. Tomorrow it could be a bottle of pills. Cambridge University scientists made headlines last November by suggesting that an "entrepreneur drug" might someday replicate the brain chemistry seen in successful small business owners. Fortune Small Business checked in with Barbara Sahakian, Ph.D., who led the research, to hear her vision of the future.

Q: What could drugs do for small business owners?

Answer: We have some evidence that two areas could be affected by cognition-enhancing drugs: risky behavior in a decision-making context and cognitive flexibility.
Entrepreneurs must be able to tolerate risk. At some stage you have to take that little leap of faith and say, "This is going to work, and I'm doing this." And cognitive flexibility is important because an entrepreneur has to solve problems, and sometimes your first idea for a solution doesn't work.

Q: What about aspiring entrepreneurs?

Answer: Could you change a manager and make him more like an entrepreneur by enhancing his cognitive flexibility? That might be possible. Obviously you would have to be careful about stimulating risk-taking behavior.

Q: What would it take to make an entrepreneur pill widely available?

Answer: It would be very helpful if the regulatory bodies allowed the pharmaceutical industry to market cognition-enhancing drugs, provided that clinical trials demonstrate their long-term safety and efficacy in healthy adults.

Especially in this economy, any nation stands to gain by encouraging successful entrepreneurship. Because of the global economy, the whole world could be improved. I think it's really exciting.

Até a próxima!

4 de mar. de 2009

Algumas ECO-tendências pelo trendwatching.com

Fantástico este briefing que recebi na newsletter do trendwaching.com. Queria poder ficar horas explorando cada link para cada um dos produtos que ele apresenta. No fim de semana que se aproxima vou tentar tirar um tempinho. Recomento a todos que leiam o briefing
ou faça o dowload do pdf, mas evite imprimir!!
Nos próximos posts vou comentar um pouco dos produtos que são mostrados no texto.

Até a próxima!

ShareThis