6 de jun. de 2009

Bons livros

Essa semana li dois livros muito bons. O primeiro é o livro do Christensen sobre Health Care, "The Innovator's Prescription: A Disruptive Solution for Health Care". O livro é fantástico e cheio de idéias. Fiquei um tempão lendo pois a cada capítulo eu fazia várias buscas na internet, visitava vários sites e escrevia um monte de idéias em meu caderno. Outro ponto muito interessante é que apesar de parecer um livro específico para um determinado setor, os insights podem ser facilmente transportados para outras situações e temáticas. Constatei isso não apenas neste livro, mas também no livro anterior sobre educação.
Vale também destacar que a discussão de tipologia de modelos de negócio, que já havia sido introduzida no livro sobre educação, nitidamente evoluiu muito neste livro e é uma das principais bases de toda a argumentação do livro.
Recomendo fortemente a leitura!

Outro livro que li essa semana foi o livro novo da Rita Gunther McGrath e do Ian C. Macmillan Discovery- Driven Growth: A Breakthrough Process to Reduce Risk and Seize Opportunity. Eu já gostava bastante do artigo original de 1995, "Discovery Driven Planning", e achei o livro bem interessante. Com um modelo bem simples de ler e entender, eles apresentam um toolkit de como aplicar esta lógica não só em um iniciativa individual, mas em todo o protfólio de crescimento da empresa. As idéias, como as do artigo original, são muito boas para lidar com ambientes de alta incerteza, onde o aprendizado é o ponto chave de evolução. Também recomendo que todos olhem esse livro!

Até a próxima!

Um comentário:

mchavesmartins@gmail.com disse...

Nesse caso, como na maioria dos frameworks e metodologias, vejo um mesmo fenômeno: são excelentes ferramentas - desde que implementadas e MANTIDAS corretamente. Não adianta fazer um planejamento de milestones para mitigar as incertezas se não existir um corpo de pessoas (ou pelo menos alguém!!) preocupado em de fato medir e acompanhar os milestones e avançar em relação ao desconhecido, fazendo uma nova rodada de planejamento. A questão é q essas coisas dão trabalho. E quando se passa do lúdico para o prático, em geral as pessoas desanimam e preferem achar que aquilo, mais uma vez, é meio teórico, na prática o que importa são outras coisas... O grande desafio está mudando de obter conhecimento para aplicar conhecimento. Para a felicidade dos hard workers.

ShareThis