19 de set. de 2008

Boas Vindas !

Este é o primeiro de, assim espero, muitos posts que passaremos, sim, já considerando que conseguirei recrutar muitos colaboradores, a disponibilizar neste blog. A idéia central, como a de todos os outros blogs, é a de ter um espaço onde possamos trocar, com uma comunidade não limitada ao círculo “tradicional”, alguns de nossos pensamentos, mesmo que ainda em fase embrionária, tanto para compartilhá-los quando para aprimorá-los a partir da interação com os leitores.

Um dos principais motivadores para que eu saísse da inércia e (confesso!) preguiça de me comprometer com algo que exigirá uma disciplina de atualização e interação com os leitores foi o post “What web has done for me” feito por Alexander Osterwalder em seu blog Business Model Design and Innovation. Fiquei muito impressionado com o alcance conseguido e pelos números por ele apresentados, 20 mil page views por mês é realmente interessante. O engraçado é que apesar de utilizar o frame de modelos de negócio por ele desenvolvido em sua tese de doutorado, eu nunca havia parado para pensar em como tinha tomado conhecimento do seu material, eis que me dei conta de que este fora encontrado na web!!

Motivado por esta leitura cá estou escrevendo esta mensagem de boas vindas (e concluindo que apesar de acompanhar muitos blogs, ainda não estou totalmente confortável em escrever esse post) enquanto aguardo para começar uma aula. Espero que possamos utilizar este espaço para muitas, calorosas e divertidas discussões neste tema desafiante que é a inovação!

Amigos, para começar é isso. BLOGUEMOS!

5 comentários:

Marcos Chaves disse...

Clemente,

Primeiro desejo sorte a você nesse empreendimento e espero contribuir de alguma forma. Gostei da tua colocação sobre discutir idéias ainda "embrionárias", como uma forma de amadurecê-las. A Web realmente oferece essa possibilidade do crescimento incremental, pela contribuição de diversas pessoas, portanto, diversos pontos de vista. Abs, Chaves.

Luciano disse...

Grande Clemente!
Obrigado por mais esta excelente referência e plataforma para compartilharmos idéias e conceitos do mundo da inovação. O laboratório nos permite criar, testar, avaliar, comprovar e, em última instância, redirecionar o rumo das idéias. Manterei o labINOVE como um dos meus favoritos e espero contribuir gerando interatividade através de comentários e conteúdo. abs! Luciano Alakija

Unknown disse...

Salve Rafael!
Muito boa a idéia do blog. Desejo boa sorte e bastante fôlego e disciplina para mantê-lo atualizado. Acompanharei seus posts.
Deixo como sugestão aos que não conhecerem, que dêem uma olhada neste modelo do Osterwalder, citado pelo Rafael. A idéia do "visual thinking" nele foi uma boa sacada.
Um abraço,
Diogo Prado

Anônimo disse...

Fala Rafael!
Também gostei muito da idéia do Blog, torço para que ele dê os frutos que ele tem potencial para dar... e lógico, para que voce tenha a motivação pra tocar isso pra frente. Só vou deixar aqui a sugestão de que voce procure explorar diversas formas de postar informações. Uma idéia é o que estamos fazendo na ELO: estamos gravando apresentações em power point e transformando em vídeo... não dá muito trabalho e o resultado é bem legal. Qualquer dúvida operacional eu posso te ajudar.
Grande abraço e sucesso!

Unknown disse...

Clemente,
Acho a idéia do blog interessante para que possamos adquirir conhecimento na área de inovação e espero futuramente contribuir com o conteúdo do mesmo. É uma satisfação ver que o desenvolvimento do blog está correndo super bem!Parabéns, Fernanda

ShareThis