28 de set. de 2008

Cultura de inovação da Procter & Gamble

Saiu na strategy + business deste mês um artigo do A.G. Lafley, Chairman e CEO da Procter & Gamble, com introdução do Ram Charam, que escreveu o livro "The Game Changer" com Lafley. O artigo, "P&G's innovation culture" é de leitura bastante agradável e dá um interessante overview das mudanças que o autor implementou na empresa para torná-la um dos mais conhecidos e referenciados casos de inovação.
O artigo aborda prioritariamente as mudanças do ponto ponto de vista de criação nas pessoas de uma cultura direcionada a inovação e ao foco no cliente para entendimento do mercado, teste dos produtos etc. Como sempre, também são discutidos os impactos alcançados com a adoção da open innovation e a importância das redes sociais que a empresa cria e fomenta. Outra questão que merece a atenção, mas já lugar comum, é o papel central dos países emergentes nas estratégias destas empresas. Todos os executivos na sua formação precisam passar por algum destes países antes de galgar posições de maior liderança. 

Vale a pena a leitura. Para ir direto ao arquivo em pdf, basta clicar na imagem de capa da s+b.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

ShareThis