23 de set. de 2008

Inovação segundo a Google !

Este vídeo é muito interessante. Apesar de extenso, vale a pena ver esta palestra que é uma aula de gestão da inovação e de inovação em modelo de negócio. 
Algumas questões, apesar de já serem de conhecimento amplo das pessoas, me chamaram muito a atenção. A primeira é a forma como eles criaram um modelo de negócio em que conteúdo mais atual e de melhor qualidade faz com que as pessoas cliquem nos "google ads" e isso gera uma receita para o site. Ou seja, o ciclo virtuoso de melhorar o conteúdo, anunciar direcionado para quem procurou este conteúdo, só pagar se alguém clicou no seu anuncio e compartilhar os ganhos com o site que gerou o clique, sem dúvida é muito poderoso.
A segunda questão que eu gostaria de ressaltar é a forma pela qual eles criaram um ambiente propenso a inovação (aprox. no minuto 35'). A lógica de diferentes pessoas e perfis pensando em um determinado problema, com uma série de estimulos (p.ex. comida!) a criar e compartilhar, com uma política de estimular o apredizado com fracasso ao invés de puní-lo (sim, a maior parte das inovações falha!), combinando as idéias que, no início, são muito pouco controladas, e alocando mais recursos a medida que as incertezas vão sendo reduzidas e os produtos ganhando materialidade, gera um ambiente que propicia um resultado que nem é necessário comentar. Essas são questões muito interessantes e um grande desafio para que várias empresas realmente comecem a gerir inovação a sério!
Além disso a apresentação é muito bem conduzida e quase não se percebe os 51 minutos passando. Uma última informação. O Douglas Merril, que faz a palestra, saiu da Google em abril de 2008 para se tornar o presidente da EMI. Antes disso ele era o  CIO e vice-presidente de engenharia da Google. 

Mandem seus comentários sobre o que acharam.



Nenhum comentário:

ShareThis